segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Evangélicos ou Discípulos de Cristo?

Recentemente acompanhamos pelos telejornais a visita do papa Bento XVI ao Brasil, por ocasião da V Conferencia do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em Aparecida, SP.
Nos documentos prévios realizados pela conferencia, em dois deles, admite-se que na “América Latina e Caribe a Igreja Católica é formada por uma multidão de batizados, mas não de verdadeiros discípulos e seguidores de Jesus na vida diária”. Em seu discurso inaugural o papa disse que “ser discípulo e missionário de Jesus Cristo e buscar a vida nele implica estar profundamente enraizado nele”.
Estas declarações confirmam o que nós evangélicos chamamos de “catolicismo nominal”, e estamos tentando mostrar que acreditar em Deus e Jesus é diferente de entregar a vida a ele, através de uma fé salvífica.
Mas, se por um lado, estas declarações da Igreja Católica, revelam algo que nós evangélicos temos observado a anos, e tentamos evangelizá-los, fazê-los discípulos de Jesus, por outro lado, o momento que vivemos de um explosivo crescimento do número de evangélicos em nosso país, começa a refletir também em nossa prática.
Todo este crescimento não tem sido acompanhado de grande influencia na sociedade. Não tem produzido frutos que nos identifiquem de fato como seguidores sinceros de Cristo. O que temos observado é uma separação entre fé e prática. E um povo que ainda não tem buscado um profundo conhecimento das Escrituras Sagradas.
Precisamos refletir seriamente nisto. Somos evangélicos ou discípulos de Cristo? Como nos diz a Palavra de Deus, “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” Tiago 1.22. Ou ainda como nos lembra Paulo, “depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” I Cor 9.27.
Este é o mês da juventude! Jovens, que possamos refletir sobre nossas vidas. Não precisamos de jovens evangélicos, mas de jovens comprometidos com Jesus Cristo. Que se dediquem ao estudo da Palavra, que gastam tempo orando, que se preocupam com o próximo.
O nosso desafio não é transformar o Brasil em um país evangélico, mas transformar o nosso país em uma nação de discípulos de Cristo.
Sejamos verdadeiros discípulos de Cristo! Amém!

Pr João Marcos Mury Aquino

Um comentário:

Unknown disse...

Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus !!!
Amados passei para diser que o trabalho que esta sendo desenvolvido nessa localidade é uma benção, assim peço que o Senhor continue a abençoa-los nessa obra que é dEle um abraço a todos.
ass::: Lourenço de BsB